A imagemque ilustra o artigo sobre um ano melhor mostra ummenininho sentado em uma janela branca. Ele veste uma camisa xadrez, uma calça creme e meias e está olhando para a janela. Á sua frente, do outrolado da janela, há um lampião com luzers dentro.

Um ano melhor

Um ano melhor é, sem dúvida, o que o mundo mais deseja para este 2022. Tivemos praticamente dois anos muito difíceis de pandemia. E nem podemos dizer que já acabou, pois alguns países retomaram o lockdown recentemente.

Por isso, desejamos com todas as nossas forças um 2022 mais suave para todos. No entanto, sabemos que ter esse ano mais suave depende, sem dúvida, de nós mesmos. Há fatores externos que não podemos controlar, como por exemplo: ações de governantes, clima, algumas doenças.

No entanto, há muitos outros fatores nos quais podemos não apenas interferir, mas também modificar. Por isso, fazer nossa parte pode sim tornar esse mundo melhor.

Um ano melhor começa em nós

Como falamos anteriormente, em nossa vida nem tudo está sob nosso controle. Contudo, muitas coisas podemos sim controlar ou, pelo menos, melhorar.

Nossas atitudes do dia a dia, por exemplo, podem ser responsáveis por diversos de nossos problemas- e soluções também. O mundo carece de gentileza. E, veja bem, gentileza não significa passividade.

Ser gentil com o outro não significa que precisamos aceitar tudo que esse outro faz. No entanto, significa que podemos tratá-lo de forma assertiva, educada, não respondendo à agressividade, por exemplo.

Ser cordiais com nossos funcionários bem como pessoas que nos servem de alguma forma, como o porteiro, por exemplo, ajuda a tornar o dia melhor. Não apenas destas pessoas, mas nossos também. Isso porque não há nada melhor para nos tranquilizar do que a certeza de termos sido tanto justos quando bondosos com os outros.

Em um mundo em que cada vez mais as pessoas parecem pensar apenas em si mesmas, pensar no outro pode ser quase um ato de coragem. E, antes de mais nada, de amor.

Fazendo uma reflexão com as crianças

Em nosso artigo recente sobre recomeços demos algumas dicas de pequenos rituais com os pequenos. Uma dessas dicas é, por exemplo, fazer uma análise de nossas atitudes e traçar metas para ser melhores no futuro.

É possível fazer outras reflexões nesse sentido. Uma sugestão é, por exemplo, criar metas para ser uma pessoa melhor. Segue, assim, uma sugestão de atividade bem interessante:

Atividade sobre como fazer um ano melhor

Antes de mais nada, esta atividade é mais bem realizada por crianças de 4 ou 5 anos em diante. A maioria das crianças menores ainda não conseguem abstrair o suficiente para estas reflexões.

Junto com a criança, pegue uma folha de papel A1 ou cartolina e divida em 4 partes. Se a criança já sabe escrever, deixe que ela escreva. No caso de ainda estar começando a escrever, escreva com lápis bem fraquinho e deixe-a passar por cima das palavras. Se ainda não iniciou o processo de alfabetização, escreva você mesmo.

Nas divisões do papel, escreva o seguinte:

A imagem ilustra uma atividade que pode ser feita com crianças como reflexão para ser uma pessoa melhor e tornar um ano melhor.
Atividade para um ano melhor, proposta pela equipe Se-An Junior.

Juntamente com a criança, faça essas reflexões. Estes são os 4 “mundos” que os pequenos conseguem entender melhor. Por incrível que pareça, uma criança pequena muitas vezes compreende melhor a noção de mundo que de bairro ou cidade.

Para crianças em torno dos 8 anos em diante é possível trocar o item “para o mundo” por “para o meu bairro” ou igreja, ou Deus, ou cidade.

O importante nesta reflexão, é perceber que há coisas que podemos fazer para melhorarmos em diversas esferas. Dessa forma, vamos desenvolvendo nos pequenos a compreensão de que nossas atitudes são importantes.

Como preencher a atividade sobre fazer um ano melhor

Há diversas formas de preencher essa atividade. Vamos dividir esse preenchimento por faixa etária:

Para crianças de 4 a 8 anos você pode providenciar diversas ilustrações (copie e cole imagens da internet, imprima e recorte ou deixe a criança recortar) ou recortes de coisas que podemos fazer em cada um dos âmbitos. Os recortes ajudam, pois mesmo que goste de desenhar, desenhar muito pode cansar a criança e deixar a atividade incompleta.

Algumas sugestões de coisas que se pode fazer em cada âmbito:

  • Para mim mesmo – criança tomando banho, se alimentando de forma saudável, dormindo na hora certa, brincando etc.
  • Minha família – criança sendo gentil, ajudando a organizar seus brinquedos, fazendo carinho nos pais e irmãos, conversando com um dos pais (obedecer) etc.
  • A escola – crianças brincando felizes, dando a mão para outra criança, ajudando uma criança a levantar, consolando outra criança, sorrindo para a professora, colocando o lixo na lixeira, estudando.
  • Para o mundo – Criança cuidando de uma plantinha, jogando lixo na lixeira, fazendo carinho em um animalzinho ou ajudando um idoso a atravessar a rua ou doando roupas e brinquedos para crianças carentes etc.

A partir dos 9 anos a criança já tem a habilidade de escrever com mais agilidade e pode escrever esta lista.

Importante: você não precisa fazer toda a atividade num mesmo dia. Pode fazer uma parte em cada dia. Dessa forma não toma muito tempo, bem como não cansa demais a criança.

Comece sempre por você

Se há uma coisa que podemos fazer para tornar não apenas um ano melhor, mas uma vida toda, é ensinar estas pequenas atitudes aos nossos filhos.

Contudo, não esqueça: as crianças aprendem muito mais pelo exemplo que pelo que falamos. Dessa forma, procure ser o seu melhor, para que seu filho possa ser o melhor dele para o mundo.

Nós da Se-An Junior Moda Infantil, desejamos a todos os nossos clientes um 2022 repleto de situações melhores bem como pessoas melhores também.

E reforçamos nossa parceria com os papais e mamães, oferecendo o que há de melhor tanto em nossas lojas físicas, quanto em nossa loja virtual para os seus pequenos!

Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *