Sim é possível combater o enjoo nas primeiras 12 semanas de gestação, de forma natural e sem usar medicamentos, o famoso e as vezes muito desejado remédio para enjoo na gravidez.
Você sabia? Cerca de 3 milhões de brasileiras sofrem com enjoos durante a gravidez, de acordo com o IBGE. Por isso, se você está passando por isso ou conhece alguém que está, fique tranquila, você não está sozinha.
Mas então qual o melhor remédio para enjoo na gravidez?
Claro que podemos ir até a farmácia mais próxima e comprar alguns medicamento que ajudam a combater enjoo, mas nossa intenção aqui é evitar os medicamentos com dicas simples.
Então como combater o enjoo sem medicamentos?
Apesar do enjoo ser um bom sinal e indicar o bom funcionamento do hormônio da placenta, existem algumas dicas simples para ajudar as mamães com esse desconforto.
Confira!
7 Dicas para evitar o enjoo na gravidez
1. Biscoito água e sal antes de sair da cama
Ricos em carboidratos, os biscoitos água e sal, bem como as frutas, ajudam a amenizar os enjoos. Por isso, antes mesmo de se levantar, coma uns biscoitinhos, para evitar o estômago vazio. Espere uns minutinhos e vá à luta! Você se sentindo melhor seu bebê agradece.
2.Fique hidratada
Se a água causar enjoos em você, procure colocar uma rodela de limão na jarra. A hidratação na gravidez também é fundamental para o crescimento adequado do feto, além de proporcionar mais energia e nutrientes para o bem-estar da futura mamãe. A recomendação é que a grávida beba de pelo menos 2 a 3 litros de água por dia, entre períodos de tempo que não passem de 5 horas.
3. Gengibre
Um chazinho de gengibre ou até mesmo uma bala podem ser boas dicas para aliviar o mal estar. O gengibre é uma planta medicinal que, dentre outras funções, ajuda a relaxar o sistema gastrointestinal, aliviando os enjoos e as náuseas, por exemplo. Mesmo durante a gestação você pode consumir um pedacinho da raiz de gengibre quando estiver com enjoos ou preparar chás e sucos, por exemplo.
4.Pratique exercícios
Uma caminhada leve ajuda na digestão e proporciona sensação de bem-estar, aliviando o estresse. Além disso também é ótima aliada no combate aos quilinhos a mais que podemos ganhar durante a gravidez. Não sobrecarrega as articulações dos joelhos e tornozelos; Evita inchaço das pernas; Melhora o equilíbrio porque fortalece os músculos, principalmente do quadril e pernas
5.Mas também descanse!
Repousos periódicos também ajudam a mandar embora o estresse e a ansiedade, além de direcionar o fluxo sanguíneo para funções essenciais como a digestão, acelerando o processo.
6.Coma pouco, mas de duas em duas horas.
O ideal é não ter o estômago nem muito cheio e nem vazio. Adote uma dieta fracionada e baseada em alimentos secos. Evite molhos, caldos, condimentos e líquidos durante as refeições.
7.Melhor sem o cafezinho
O café, além de acelerar os batimentos cardíacos da mãe e do bebê, por seu gosto forte, também pode contribuir com os enjoos.
Esperamos que essa dicas ajudem. Compartilhem com outras mamães.
E se está se preparando para a chegada do bebê, confira nossa linha completa de enxoval.