No Brasil, quem trás os ovinhos de Páscoa é o coelhinho. Apesar disso, Austrália, esse trabalho é do Bilby. Além disso, o símbolo desta época na França são os sinos. Ou seja, páscoa é comemorada de diversas formas pelo mundo.
Assim também, o artesanato de ovos pintados à mão se mantém na República Tcheca. Na Alemanha as árvores ficam coloridas, enfeitadas. No domingo, em várias partes do mundo as crianças brincam de caça aos ovos de chocolate, a Easter Parade de Nova York, são muitos os eventos normalmente realizados nas cidades.
As árvores de páscoa alemã.
As lojas ganham decoração de coelhinhos e ovos. Além disso mais colorido e diferente costume alemão é a árvore de Páscoa alemã ou, Osterbaum. Ou seja, as casquinhas de ovos pintadas à mão pelas famílias são penduradas nos galhos pelados pelo frio que se despede, em parques e jardins.
Caça aos Ovos de Páscoa.
Sucesso de Páscoa entre as crianças é fazer uma caça aos ovos. Na Grã-Bretanha, a National Trust organiza trilhas na natureza para a meninada da Inglaterra – no site da organização, há pacotes de brincadeiras de Páscoa para crianças fazerem em casa (em inglês).
Do outro lado do globo, assim como na Gr Washington tem a conhecida Easter Egg Roll da Casa Branca, evento que inclui de jogos a apresentações.
A criançada também participa de caças aos ovos em praças na Páscoa do Canadá, organizadas por prefeituras ou centros comunitários.
Festa do Chocolate na França.
A tradição na França diz que os sinos ficam sem tocar de quinta a sábado da Semana Santa, porque voam até Roma para serem abençoados. Na volta, eles deixam cair ovos, galinhas, pintinhos e coelhos de chocolate, caçados pelos pequenos no domingo.
A páscoa em Bariloche e no Sul do Brasil.
Existem destinos extremamente ligados ao chocolate. Por terem produtores locais e lojas da iguaria. A Páscoa em Gramado reflete bem isso no Brasil, assim como a importância do chocolate em Bariloche, na vizinha Argentina. A data é bem importante no calendário festivo da cidade, com casa do coelho, ovos gigantes nas ruas e uma casa de chocolate para fotos.
Sem coelhos na Austrália e na Nova Zelândia.
Coelhos foram levados pelos europeus à Oceânia e atualmente são vistos como peste. Por exemplo, existe até a RFA (Rabbit Free Australia), associação criada para lidar com o problema da superpopulação dos animais, o que prejudica o ecossistema e a agricultura. Lá, então, quem aparece na Páscoa é o Bilby, um pequeno marsupial, da mesma família dos cangurus. Marcas de chocolate fazem guloseimas com a forma do bichinho ameaçado de extinção, e revertem dinheiro para um fundo pela sua preservação.
Bolo de pintinho e a celebração à primavera no Japão.
Data tradicional cristã, a Páscoa ainda está ganhando espaço no país, assim como a celebração da chegada da primavera. A população, de maioria xintoísta ou budista, coloca toques orientais à Fukkatsusai (japonês para Páscoa). Bem como, vos de chocolate com sabor de matcha, ou inspirados nas cerejeiras do Japão. Na província de Fukuoka, a tradição é o Meika Hiyoko, um bolinho recheado de geléia de feijão e formato de pintinho.
Um Halloween adiantado nos países nórdicos.
Ainda mais, curiosidades em relação à nossa Páscoa são diversas nos países nórdicos. Crianças se fantasiam de bruxas na Finlândia e na Suécia. À primeira vista, seria um Halloween fora de época.
Além disso, na Finlândia e na Suécia, além dos ovos de chocolates, as crianças finlandesas pintam ovos cozidos ou esvaziados. Os suecos entregam ovos cozidos decorados durante a Páscoa, como acontece na Europa.
Paixão de cristo em Pernambuco.
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma peça criada por Epaminondas Mendonça, em 1951. Com base na Paixão, celebrada todos os anos durante a Semana Santa. A princípio, a peça é encenada ao ar livre, reproduzindo os últimos passos de Jesus na Terra. Já reuniu mais de 4 milhões de pessoas.
Feliz Páscoa.
Essas são todas as curiosidades por hoje. A páscoa é comemorada de diversas maneiras pelo mundo, e independente de como é a sua forma de comemorar, a Se-An Junior te deseja uma Feliz Páscoa e boas festas.