Esta imagem ilustra o artigo sobre cartinhas para o Noel. Na imagem você vê o braço e mão de uma criança escrevendo "Dear Santa" em uma folha de papel em branco. Sobre a mesa onde ela está escrevendo, com fundo verde escuro, há diversos itens que remetem ao Natal:flores poinsetia, pirulito de papai noel, laços, docinhos natalinos (candy canes em branco, vermelho e verde), uma bola natalina, um quebra nozes, uma madeira arredondada com um floco de neve vazado, um biscoito de gengibre e raminhos natalinos.

Cartinhas para o Noel

As tradicionais cartinhas para o Noel é uma das tradições favoritas das crianças. A tradição consiste em enviar cartinhas ao Papai Noel para contar sobre o ano e fazer pedidos ao bom velhinho.

Essa tradição, sem dúvida, dá toda uma magia especial à época. Ao mesmo tempo, é um gostoso exercício de escrita para os pequenos. Os pedidos da cartinha não costumam se resumir apenas a presentes. Muitos pedem coisas como amor, união e afins.

A tradição da cartinha está, de fato, em diversas culturas ao redor do mundo. Vamos conhecer um pouquinho!

Cartinhas para o Noel – Estados Unidos

Nos Estados Unidos a tradição das cartinhas é fortíssima. Todos os anos, certamente, centenas de milhares destas cartinhas chegam ao correio. E é feita toda uma organização para recebê-las.

Há, por exemplo, um programa denominado Operation Santa, em que pessoas se empenham em responder a estas cartinhas. O foco, contudo, são as crianças mais carentes. Todos os anos, portanto, milhares de pequenos vêem seu desejo atendido por meio de programas como este.

Outro programa chamado Greetings from the North Pole Post Office oferece, por exemplo, a resposta às cartinhas dos pequenos, que são respondidas através de colaboradores. Estas cartas recebem um selo especial – o carimbo do Polo Norte.

Tudo isso colabora, antes de mais nada, para manter a magia no ar a respeito das emocionantes cartinhas. E funciona, pois elas continuam chegando aos montes.

As cartinhas para o Noel no Brasil

No Brasil há também cuidados especiais dispendidos às cartinhas remetidas ao bom velhinho, certamente. Há mais de 30 anos os empregados dos Correios, emocionados com os pedidos das cartinhas, têm feito uma operação muito especial.

Foi no intuito de levar alegria a quem tem menos condições que nasceu uma linda campanha solidária denominada o Papai Noel dos Correios. Essa operação começou pequenininha. No, entanto, cresceu com o passar dos anos.

Desde 2010 essa campanha convida alunos de escolas públicas – os mais vulneráveis, sem dúvida – a escrever para o bom velhinho. As cartinhas, então, são encaminhadas para padrinhos e madrinhas do país todo, a fim de realizar sonhos.

Inclusive, você pode ser um deles! Para ajudar nesta campanha solidária, basta se dirigir a uma agência dos Correios e “resgatar” uma cartinha para fazer parte deste sonho.

Dessa forma, cada vez mais pessoas têm feito parte destes momentos. Assim, uma enorme corrente de solidariedade se forma ano a ano.

No entanto, essa campanha já extrapolou os limites dos Correios. Diversas grandes redes de supermercado têm participado, montando imensas árvores repletas de pedidos. E os clientes podem optar por atender alguns deles.

Como tornar as cartinhas para o Noel uma tradição na sua casa

Incentivar os pequenos a escrever cartinhas pode ser uma ideia incrível. Isso porque, antes de mais nada, a escrita é uma forma de estimular a reflexão por parte dos pequenos.

Mesmo que sua família não tenha a crença no Papai Noel no cerne de suas tradições, as cartinhas podem ser uma forma de refletir acerca do ano, e listar desejos para os próximos anos.

No momento da escrita, incentivar os pequenos a focar não apenas em bens materiais é uma ideia, sem dúvida, excelente. É uma forma de tirar um pouco do foco comercial inevitável dessa data.

As cartinhas possuem uma estrutura básica, que você pode, portanto, trabalhar com seus pequenos. Ela começa com uma reflexão sobre o ano que passou: respeitou os mais velhos? Evitou brigas com os irmãos? E assim por diante.

Depois, vem a hora da lista de desejos. Ajude-os a pensar não apenas em brinquedos, mas também a sentimentos, e acontecimentos.

Ofereça uma boa variedade de papéis, canetas, envelopes, adesivos e incentive-os a caprichar na letra, além de decorar a cartinha com esmero. Além disso, aproveite o momento para ensiná-los a preencher o envelope.

Na hora de entregar as cartinhas há, portanto, duas opções: você pode ir com seus pequenos até uma agência dos Correios e postar as cartinhas, ou deixá-las embaixo da árvore de Natal.

E, aproveitando o momento, que tal adotar uma cartinha com seu pequeno? Por que não ser um mini Papai Noel na vida de alguma criança?

Escolhendo presentes de qualidade

Na hora de escolher os presentes para seus pequenos, venha à Se-An Junior para ver nossas lindas opções! Trabalhamos apenas com as melhores marcas brasileiras. Dessa forma, temos a tranquilidade de te oferecer sempre os melhores produtos, sem dúvida.

Aqui prezamos não apenas pela qualidade dos produtos, mas também em peças atemporais com toques de modernidade. Além disso, procuramos ter peças variadas de forma a atender a todos os estilos dos nossos pequenos. Os pequenos certamente vão amar nossa variedade de modelos, marcas e personagens estampados nas peças.

Temos nossas lojas físicas em Lorena, Aparecida e Guaratinguetá, no Estado de São Paulo. E, da mesma forma, temos uma completa loja virtual, repleta de produtos, ótimos preços e prazos incríveis.

Visite-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *